Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UMA APFELSTRÜDEL INESQUECÍVEL

Hoje não vou falar de livros, e sim de uma boa lembrança que tive. Tudo está relacionado neste mundo, havendo uma grande ligação invisível pairando no ar.
Dentro deste pensamento, ontem procurei pela internet um restaurante austríaco que conheço em Campos do Jordão: o Jardim do Embaixador. Tenho vontade de voltar lá, mas ele não existe mais. Descobri isto no site do Edmundo Ferreira da Rocha, num post em que ele lamentava a apropriação indevida da apfelstrüdel, por outras pessoas da cidade. D. Ilse Kolleritz Wolff era a dona deste restaurante sofisticado que foi famoso por três décadas, até fechar em 1970. E foi ela a introduzir a torta de maçã austríaca na cidade. 


Deixo aqui seu blog para quem quiser dar uma olhada:
http://www.camposdojordaocultura.com.br

Edmundo descreve como a torta é feita, e quando a massa folhada é aberta, precisa de um espaço de 1.00x.80 cm - pois "a massa tem que ficar com uma espessura tão fina e elástica que a trone quase totalmente translúcida, possibilitando a leitura de um texto de jornal que seja colocado por baixo dela."
Achei tocante a descrição, e me lembrei da sensação que tive a primeira vez em que a provei.
Eu tinha 18 anos, e estava com um amigo de 15. Dividíamos a mesma torta, comendo-a aos pedacinhos, nos deliciando com o mesmo garfo, bem devagar. Naquele tempo não tinha ideia do que fazíamos, mas foi como uma comunhão em que dividíamos a mesma hóstia. A apfelstrüdel ficou na minha memória como um grande prazer erótico e gustativo.

4 comentários:

  1. O blog ficou lindo (adorei as cores e o plano de fundo). Passarei sempre por aqui. :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Mary! Que prazer em tê-la aqui. Obrigada.
    Saudades e beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Monique,

    Adorei essa imagem do planeta Terra. Nos faz sentir pequeninos, até vulneráveis diante da imensidão do universo, ao mesmo tempo que abençoados por essa inexplicável mágica que nos conecta ao todo.

    Adorei a imagem do Apfestrudel sendo compartilhado numa comunhão de alegria e prazer.

    Show de bola!! Quero mais postagens!

    Beijos, querida!

    Kyanja

    ResponderExcluir
  4. OI, minha querida! Que prazer em tê-la aqui pertinho!
    Obrigada pelo comentário, pela sua delicadeza e força para quem ainda está enferrujada e meio burocrática. Mas com o tempo ficarei mais natural.
    Um beijo carinhoso!
    Monique

    ResponderExcluir